quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Crucifixo nas escolas

O Vaticano condenou a decisão do Tribunal Europeu de Direitos Humanos contra o uso de crucifixos nas salas de aula na Itália.

A corte decidiu que a presença obrigatória de símbolos religiosos nas escolas, que data da década de 20, viola o direito dos pais de educar seus filhos como acharem melhor, além de contrariar os direitos da criança de escolher livremente sua religião.

O Vaticano disse estar chocado, chamando o veredicto de “errado e míope”.

Em 1984, um acordo entre a Igreja e o governo italiano suspendeu a posição do catolicismo como religião do Estado, tornando o país laico. A lei do crucifixo, no entanto, nunca foi alterada.

A decisão do tribunal europeu provocou revolta no país de maioria católica e foi qualificada de "vergonhosa" por um político italiano. O governo disse que vai apelar contra a decisão.

E você, o que acha? Excluir o crucifixo da educação é sinal de inclusão das crianças ateias e de outras religiões ou é uma afronta à tradição cristã em um país de maioria católica? Você acha que a educação pública deve ficar isenta de qualquer influência religiosa?

Fonte:BBC Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário