sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Dia de "São Cosme e Damião"

No dia 27 de setembro é comemorado o dia de "São Cosme e Damião" O nome verdadeiros eram Acta e Passio, eles eram de origem da Arabia, e viveram no seculo III D.C.
Interessante que os historiadores nos conta que eles eram medicos, que realizavam curas em Egéia, e diziam "Nós curamos as doenças em nome de Jesus Cristo e pelo seu poder". Alguns dizem que eles curavam e não cobrava dinheiro de niguem, pois eram servos do Senhor e fazia as coisas de graçã, pois de graça recebiam.
Mas infelismente eles foram mortos, porem a forma é desconhecida no original, existem muitos mitos e lendas.
Mas o que eu quero relata é que eles de maneira alguma diziam que faziam as coisas em seu proprio nome. Os Romanos acusavam eles de feitiçaria pois eles realizavam cura em nome de Jesus Cristo e não se curvavam diante dos deuses pagoes de Roma, por isso os romanos assassinaram os irmãos. Eu creio que se os gemeos Acta e Passio, jamais iram gostar dessa idolatria que fazem a eles, pois eles mesmo diziam que tudo era fito em nome de Jesus Cristo.
Uma recomendação que nós evangelicos fazemos é que os páis não deixam seus filhos comerem dos doces que são distribuidos, pois são produtos consagrados a deuses e guias das religiões afro brasileiras.
O dia de São Cosme e Damião é celebrado também pelo Candomblé, Batuque, Xangô do Nordeste, Xambá e pelos centros de Umbanda onde são associados aos ibejis, gêmeos amigos das crianças que teriam a capacidade de agilizar qualquer pedido que lhes fosse feito em troca de doces e guloseimas. O nome Cosme significa "o enfeitado" e Damião, "o popular".
Todos os anos, ao se aproximar o dia 27 de setembro, data em que se comemora o Dia de Cosme e Damião, é comum encontrar pelas ruas de Salvador crianças e adultos atrás de esmolas (ingredientes) para a preparação do caruru dos santos. As pessoas mais abastadas pedem aos amigos uma ajuda simbólica, garantindo, assim, a tradição
Representadas por duas crianças gêmeas, essas entidades eram cultuadas com presentes e oferendas de pratos típicos e doces nos rituais do Candomblé, que se repetem até os dias atuais. Entretanto, ao se tornarem escravos no Brasil, os africanos foram proibidos de cultuar seus santos de origem. Para burlar a vigilância de seus senhores, passaram a associar suas entidades Para que pudessem festejar seus Ibejis ou Erês (que significa criança que gosta de oferendas), os escravos adotaram os santos gêmeos católicos Cosme e Damião. É por esse motivo que Cosme e Damião, até hoje, são associados a crianças e se oferece caruru, balas e doces no seu dia. Embora o culto aos gêmeos tenha-se originado em longínqua data e em vários pontos da Europa, foi no Brasil, no entanto, especialmente na Bahia, que a fé nos santos ganhou mais força, juntando-se às devoções das raças branca e negra.s santos católicos, o que chamamos de sincretismo
A consideração a que chegamos é que uma grande parcela dos fiéis, tanto do candomblé quanto do catolicismo, busca uma relação sincera com Deus. Mas, devido ao fato de terem aprendido, seja por amigos, familiares, ou pela doutrina da igreja católica, que Cosme e Damião podem influenciar a vida deles e a de seus filhos, recorrem, ao precisarem de ajuda, aos ensinamentos que ouviram. São sinceros no que fazem, por assim dizer, mas não agem "com entendimento".O ensinamento de que o homem deve recorrer aos mortos para receber ajuda é amplamente divulgado pelo espiritismo e outras seitas por todo o mundo. É costume entre os católicos afirmarem: "Por que as pessoas que foram tão boas não podem nos ajudar?".Para esclarecimento dos leitores, e em resposta às seitas, vejamos alguns motivos por que ninguém deve praticar consultas aos mortos:
1 - É proibida por Deus (Dt 18. 9-11);
2 - Quem faz isso, não possui luz nele (Is 8. 19-20);
3 - Os mortos não são nossos mediadores (1 Tm 2.5).
Outros motivos dizem respeito ao fato de que não precisamos de seus auxílios. Vejamos porquê:
1 - Temos a confiança de que podemos nos aproximar diante de Deus e sermos socorridos pelo Senhor (Hb 4.16);
2 - Jesus é o nosso intercessor (1 Tm 2.5);3 - Todo aquele que é nascido de novo pela fé é chamado santo (Rm 1.7; Ef 3.8; 4. 11-12);
4 - Cristo está o tempo todo intercedendo por nós (Hb 7.25).
Quando recorremos ao auxílio de algum santo (neste caso, Cosme e Damião), isso implica que Cristo é insuficiente, tanto para salvar como para abençoar as nossas crianças e os profissionais da área da medicina.
A oração é uma forma de culto. E foi o Senhor Jesus quem disse: "Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele darás culto" (Mt 4.10). Não devemos ser levados por filosofias vãs (Cl 2.8), antes, prestar o nosso culto racional a Deus (Rm 12.1).
Devemos, isso sim, nos desvencilhar dos preceitos de homens (Mc 7.7), para que não ofereçamos a Deus um culto vão (1 Co 10.19-20).
Sabe qual é a má notícia sobre Cosme e Damião: Eles não podem nos ajudar!Sabe qual é a boa notícia a respeito de Cristo: Ele "é o caminho, a verdade e a vida" (Jo 14.6).
Para que tenhamos uma idéia de como a crendice popular em torno desses dois irmãos vem tomando vulto, atentemos para o que diz o seguinte artigo: "Salvador, o bairro da liberdade, o mais populoso da capital baiana, terá um domingo de festa, amanhã, com a comemoração do dia dos santos Cosme e Damião. Haverá missas de uma hora na igreja que leva o nome dos gêmeos. Às 16 horas, uma procissão percorrerá as ruas. Os santos são muitos populares entre os adeptos do candomblé e os devotos do catolicismo. No candomblé, os santos correspondem aos ibejis ou erês, espíritos e crianças, considerados mensageiros dos orixás. Segundo a tradição, quem nasce neste dia tem a obrigação de oferecer caruru, todos os anos, a sete meninos".
Entende porque não devemos deixar as nossas crianças comerem deste produtos
são altamente sacrificados a ogum ( um guia da macumba) Coisas sacrificidas fazem mal a saude e ao espirito, ja vi relatos de crianças ficarem com serias doenças estomacais e õs medicos não conseguirem identificar a doença, ja soube de crianças vomitarem bola de cabelos, velas e coisas mais terrives.
A Bíblia diz que não pode haver amizade entre luz e escuridão, nem entre Jesus e o diabo (II Corintios, 6:14-16).
DEUS É LUZ E NELE NÃO HÁ TREVAS NENHUMA." Além disso, esses que parecem ser "santos" nos terreiros ou centros, são na realidade demônios (ajudantes do diabo) que estão enganando as pessoas. (I Cor. 10:19 a 21).
Referencias: Wikipedia
Jesus site
Eterno Jesus
Por Marcelo Alves
Adora a Deus, Creia em Deus

Um comentário:

  1. a paz tenho um vizinha que pertence a esta seita e ela me convidou,mas tenho entendimento e nao participei,ela ficou brava comigo gostaria de saber como chegar ate ela para faze-la entender que ela esta errada contocom sua resposta e desde ja agradeco.A PAZ DO SENHOR DEUS O ABENCOE!!

    ResponderExcluir